
Qual o sentido de você empresa desenvolver ótimos produtos/serviços, divulgações e campanhas de marketing, realizar investimento de tempo e dinheiro, se não está atingindo seu público-alvo?
O público-alvo representa os potenciais clientes, que são consumidores de um produto ou serviço oferecido que consequentemente tornará um cliente fiel. E conseguir atender as necessidades desses clientes é necessário uma atenção, conhecimento e definição dos seus alvos, mas para isso uma interação entre todos da empresa é essencial.
Separamos 4 etapas importantes para conseguir segmentar o seu público-alvo:
- Pesquise o mercado
Pesquise a concorrência, como são os produtos ou serviços, os diferenciais, a forma de atendimento ao público, quais canais de comunicação estão visíveis e a forma de linguagem. Conhecer e entender o mercado lhe dará conhecimento para que você enxergue as oportunidades e as opções que seu público-alvo já tem acesso.
- Converse com as pessoas interessadas
Se sua meta é de definir o público-alvo, é essencial fazer uma boa pesquisa com as pessoas, de forma a encontrar quem realmente pode se interessar pelos seus produtos ou serviços. Se você já tem um produto definido e quer conhecer as melhores formas de divulgá-lo, essa pesquisa vai ajudar bastante. Uma boa pesquisa pode auxiliar a refinar o seu produto e a economizar bastante em alterações futuras.
- Defina a sua persona
Para traçar a Persona é necessário responder questões básicas sobre hábitos e costumes de um personagem fictício que representa o cliente ideal para sua empresa baseando-se em dados de clientes reais.
Como definir:
Coletar os dados de clientes;
Realizar perguntas (demográfica, pessoal, profissional, consumo, hábitos, relações) a esses clientes;
Analisar os dados coletados;
Estruturar a persona;
Compartilhar a persona com a equipe.
Como vimos, identificar o público-alvo é uma etapa importante do planejamento de um negócio e permite a criação de estratégias eficazes a partir do conhecimento das características e interesses dos consumidores.
E como sempre…
Nós estamos aqui para te ajudar! Pense nisso e não deixe a oportunidade passar, o momento de estar presente de corpo e alma para seus clientes é agora! E o agora não espera! Vem ser Webdos!